Buscar
  • brvnos

Um tatuador diferente do normal

O Leandro é um tatuador um pouco diferente do normal. Surfista desde os 13 anos de idade, foi exposto à arte polinésia desde cedo “Eu assisti um filme chamado ‘Surf Adventures’ e lá tinha um surfista chamado Raoni Monteiro e ele tinha uma tattoo polinésia que cobria o braço e ia até a mão. Desde então, me interessei pelas tatuagens tribais.”.


Ele faz um trabalho tribal super fiel aos grafismos polinésios (como Samoa, Marquesa, Tahiti, Hawaii, etc.), porém, recentemente, acabou por tomar um curso um pouco mais regional.





“Apesar de tatuar desde 2010, essa mudança tomou corpo em 2017 quando assisti um documentário de Alex Atala” conta o Leandro. De certo, o chef Alex Atala passou uma grande parte de sua carreira estudando a cultura e a gastronomia de europeus. Mas resolveu direcionar sua carreira para a cultura e gastronomia brasileira, que fez dele um expoente mundial.


E esse direcionamento inspirou o Leandro Brasil também! Assim, ele buscou aprender sobre as grafias e tribos do nosso Brasil, como Ianomâmi, Marajoara, Xingu, entre outras.


“Fui num sebo, e comprei um livro de antropologia, e lá falava muito sobre cerâmica marajoara. Entrei em contato com o pessoal do atelier Arte Mangue Marajó em março de 2018, peguei um voo e fui para lá fazer o curso de cerâmica e estudar mais sobre as grafias locais.”





As tatuagens tribais são as mais antigas da história. Remetem aos primórdios da nossa cultura como humanos, e são encontradas em múmias e em artefatos arqueológicos com dezenas de milhares de anos. Tatuagens são antigas. Mais antigas do que qualquer idioma falado hoje. E até hoje, essas tattoos estão em voga, e não têm a menor previsão de sair de moda.


Hoje, você pode conferir as tattoos do Leandro Brasil pelo Instagram dele (@leandrobrasil) e aqui no site.


E também aqui no site, você pode mandar um WhatsApp (click to chat) direto para o Leandro. Garantimos que um trabalho como esse, você não vai achar em nenhum outro lugar.

5 visualizações0 comentário